Qual empresário, executivo ou gestor de empresas que ainda não enfrentou dificuldades para encontrar profissionais no mercado? Que possuíam elevado nível de aderência às necessidades da organização e fossem capazes de entregar os resultados esperados?
Talvez por isso, em relação aos recursos humanos, o que eu mais ouço de diretores de empresas é ‘como está difícil a mão-de-obra’, dando mostras das dificuldades correntes de encontrar os profissionais adequados para as empresas e vice-versa. Não por acaso adotamos como slogan da nossa empresa
“encontrar a pessoa certa para o lugar certo.”
Existem muitas maneiras para suprir essas necessidades recorrentes das organizações, a começar pelos processos seletivos internos, quando existe um sistema de políticas de RHs e monitoramento de resultados bem estruturado.
Também existem os recrutamentos e as seleções externas, quando são atraídos os profissionais disponíveis no mercado de um modo geral, empregados ou não, e que atendem ao chamamento das empresas, normalmente realizado através das mídias sociais ou dos canais dessas empresas.
Estes processos podem ser conduzidos por equipes próprias, para o caso daquelas empresas mais estruturadas, com departamentos de recursos humanos contendo profissionais preparados para tal, ou ainda através da contratação de empresas especializadas, externas. Algo que ocorre com frequência, inclusive nas grandes empresas.
E por fim, temos os hunters, que também podem ser internos, mas normalmente são externos, dada a complexidade da tarefa, os resultados esperados, o nível de conhecimento e dedicação necessários, somado aos aspectos éticos eventualmente envolvidos.
Nesse ponto, precisamos primeiro fazer algumas distinções sobre o modus operandi. Os recrutadores e selecionadores atuam de modo diferente que os hunters. São alocados para realidades semelhantes, mas produzem notadamente resultados diferentes. Se o empresário não souber o que cada um faz, não saberá se, quando e quem deve contratar, não terá os resultados e as pessoas esperadas ou até nem saiba que decisão deva adotar.
Esse mercado está em polvorosa, por isso, é óbvio também que há profissionais que simplesmente se autodenominam hunters, simplesmente porque é palavra da moda, sem ter a menor ideia do que isso na prática quer dizer, ou mesmo as responsabilidades técnicas, éticas, morais e de resultados que a função exige.
Os recrutadores e selecionadores atuam especialmente na divulgação e atração aberta, e na seleção de profissionais disponíveis no mercado para as vagas em questão. Realizado através de um processo estruturado com níveis de aderência pré-estabelecidos pela empresa demandante, normalmente definido na descrição da vaga, também chamado de Job Description (JD).
O Hunter (caçador em tradução livre) a seu tempo, além desse trabalho estruturado de research realizado pelos demais, desenvolve um trabalho estratégico anterior, de alinhamento de interesses e propósitos, de expectativas e de adequação ao contexto organizacional.
Estes profissionais emprestam sua experiência no alinhamento das pessoas às estratégias organizacionais, num trabalho customizado. Ademais, utilizam o faro, as técnicas e as conexões de sua experiência que permitem literalmente encontrar e caçar os talentos para as vagas que lhe são confiadas, também chamado de hunting. Adicionalmente negociam e discutem as expectativas. Entregam pronto.
Normalmente hunters são pessoas mais experientes, já sentaram em várias cadeiras, foram executivos, exerceram cargos de liderança em diferentes níveis, em organizações de diferentes áreas, tem significativo conhecimento numa gama considerável de profissões ou posições organizacionais, além de network de alto valor agregado.
Essa condição singular, permite que o hunter encontre os profissionais em empresas e sistemas fora da área geográfica e de atuação da contratante, inclusive concorrentes externos, atraindo muitos que normalmente não atendem os recursos de divulgação e recrutamento tradicionais. Algo que apenas uma network e um sistema de busca bem estruturada oferecem.
Por isso, nem todos os recrutadores são hunters, mas todos os hunters recrutam e selecionam. Escolha a opção que melhor atende as suas necessidades.
Não se esqueça de curtir e acompanhar as nossas Mídias Sociais: