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Soft Skills

Soft skills são competências comportamentais e emocionais que contribuem para o sucesso pessoal e profissional, como comunicação, liderança, empatia e trabalho em equipe.
  • Soft skills são competências comportamentais e emocionais que contribuem para o sucesso pessoal e profissional, como comunicação, liderança, empatia e trabalho em equipe.

Quais competências você precisa desenvolver para se posicionar como um profissional de alta performance? Por muito tempo a resposta para esta pergunta foi “Competências técnicas” e a lista é bastante grande com as principais competências técnicas necessárias. Hoje entendemos que a forma com que se comporta é de suma importância em sua carreira ou trajetória profissional. Ou seja, em outras palavras é preciso que o profissional desenvolva o que chamamos de soft skills, que são habilidades ligadas ao nosso comportamento, por exemplo.

Em primeiro lugar, é importante destacar que as soft skills são habilidades complementares ao conhecimento técnico. Este perfil de complementaridade tornam as soft skills mais desafiadoras no que se refere a reconhecer e quantificar. Elas estão intimamente relacionadas ao ‘perfil social’ e ‘comportamental’ dos profissionais, independente do tempo e da jornada, todos temos uma carga de experiência, vivência e lugar de fala. Inteligência emocional é um ótimo exemplo de soft skill. Os profissionais podem ter ou estar em momentos diferentes desta competência em sua carreira.

Neste contexto, é cada vez mais evidente a necessidade de equilíbrio entre soft e hard skills ao longo de sua jornada profissional. Ao procurar por candidatos, hard skills e soft skills precisam ser complementares e em mesmo nível de maturidade. Além disso é por meio desse equilíbrio que os especialistas em RH e/ou psicologia organizacional podem identificar indivíduos que sejam agregadores à rotina técnica e ao clima organizacional de acordo com o nível de aderência apresentado em seu perfil profissional e comportamental.

Tem-se observado a importância de se encontrar o profissional certo e alocá-lo no lugar correto. Ou seja, experiência, maturidade, vivência, conhecimento técnico e habilidades comportamentais em conformidade com o clima, cultura, estratégia e posicionamento da companhia. A esse fenômeno, damos o nome de aderência. Um profissional aderente pode significar melhores entregas, mais eficiência e eficácia em suas atividades. Além é claro de contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e um clima organizacional positivo.

Dentro deste contexto, é fato, a empresa e seus tomadores de decisão precisam garantir um ambiente psicológico seguro e saúde emocional para todos os envolvidos. Estas medidas darão sustentabilidade e perenidade ao negócio. Preparamos alguns exemplos de soft skills, para esclarecer e evidenciar o seu significado:

  • Comunicação efetiva;
  • Liderança;
  • Proatividade;
  • Colaboratividade;
  • Facilidade para lidar com a pressão;
  • Capacidade analítica;
  • Resolução de conflitos.

Para resumir, as Soft Skills são mais conhecidas como habilidades pessoais ou a maneira como você se relaciona e interage com outras pessoas, o famoso relacionamento interpessoal e/ou sua forma de posicionamento, seja no ambiente de trabalho, em casa ou na faculdade. Podemos citar como exemplo as seguintes:

  • Colaboração;
  • Flexibilidade;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Comunicação Eficaz;
  • Liderança;
  • Motivação;
  • Paciência;
  • Persuasão;
  • Trabalho em equipe;

Além disso, ao contrário do que muita gente pensa, dá para desenvolver as Soft Skills ao longo de sua jornada. Para isso, será necessário um nível de comprometimento, motivação e autoconhecimento muito alto do profissional. É importante salientar que este processo é longo, exigirá muito esforço, pode ser doloroso, demandará muita energia e será necessário o envolvimento de outras pessoas, pessoas de confiança, capazes de contribuir de maneira efetiva durante esta trilha.

Certamente, feedbacks, autoavaliação, indicadores de desempenho, mentoria e um bom plano de desenvolvimento individual são alguns dos passos necessários para o sucesso deste projeto. Preparamos para você algumas dicas para começar hoje mesmo.

1 – Autoconhecimento – Antes de mais nada, é preciso que o profissional invista em autoconhecimento. Entender as oportunidades, forças e fraquezas do seu perfil comportamental, profissional e pessoal é um passo importante desta jornada. É claro, não basta apenas identificar estas características, faz-se necessário definir um plano de como tias habilidades ou debilidades poderão ser úteis em sua trilha. Pontos fortes ou forças do seu perfil você usa e aplica com consistência, as dificuldades você desenvolve.

Assim, alcançar a alta performance demandará do profissional exímia habilidade na condução e aplicação de sua energia. Mapeie sua trajetória e identifique o que é aderente antes, durante e até o alcance de suas metas. Haja como se já estivesse lá. O sedentarismo, a comodidade e as facilidades são altamente sedutoras. Por isso mantenha o foco, tenha um plano, trace objetivos, defina metas, estabeleça ‘check points’ durante toda a trilha, comemore as pequenas conquistas e continue marchando. O profissional que compreende suas forças e fraquezas, estabelece um plano e busca por conhecimento de forma constante é mais propenso a alcançar o sucesso.

2 – Cultura de Feedback – Crie em seu contexto profissional/pessoal a sua própria cultura de feedback para desenvolver as suas soft skills. Faça contratos de confiança e envolva seus amigos, colegas, professores, gestores e familiares – pessoas que o conhecem profissional e pessoalmente – é importante que haja confiança recíproca e transparência. Todos os envolvidos precisam saber e compreender os objetivos do projeto, sua importância e como tudo isso irá lhe ajudar no processo de autodesenvolvimento. Vencido esta primeira etapa e com os compromissos firmados, eles avaliarão suas habilidades de soft skills. Estas respostas servirão de subsídio para o seu processo de crescimento e desenvolvimento.

Desta medida, é necessário, um compromisso muito grande e a aplicação de altas doses de disciplina para que não haja mudança, desvios ou rupturas de rota. Receba, entenda e compreenda todas as informações. Aplique sua energia para corrigir ou aperfeiçoar toda a informação gerada. Se necessário, peça ajuda a um Mentor Profissional. Lembre-se, você não precisa lidar com tudo isso sozinho. Pessoas com experiência e vivência podem ser muito úteis e te ajudar a lidar com cada uma das situações ou desafios. Calibre a velocidade, tenha foco e disciplina, mantenha a consistência nas ações, corrija as rotas e controle suas energias.

3 – Mentoria – Sua jornada de autodesenvolvimento não será fácil. Distrações vão surgir, outras propostas vão ser colocadas sobre a mesa, a vida é imprevisível, será cansativo, pode ser uma jornada solitária, confiança é algo frágil, muitas vezes as pessoas mais próximas serão aquelas que te ignorarão ou não darão a importância necessária a suas ações, será difícil manter todos os pratos girando no ar, mas mantenha a calma.

Além disso, você não precisa passar por tudo isso sozinho. Contar com alguém que já tenha vivido este momento de carreira e de vida pode ser muito útil. Alguém que tenha ´calos’ nas mãos ou uma couraça grossa sob as costas, alguém que tenha estado na trincheira, vivido experiências desafiadoras como as que estais vivendo, alguém com cicatrizes, com métodos e com disponibilidade de ouvir e compartilhar de maneira autêntica pode ser um diferencial competitivo em sua carreira. Muitas vezes um bom conselho pode ser a alavanca estratégica necessária ao seu crescimento e desenvolvimento.

4 – Simplicidade – Pode parecer clichê, mas a simplicidade é um ponto de crucial importância durante sua jornada de autodesenvolvimento e crescimento profissional. Pense simples, haja de forma simples e reconheça a simplicidade das pequenas coisas. O ‘bom dia’, o sol, a chuva, o vento, as amizades, o ‘tapinha no ombro’, o bilhetinho com emoji sorridente, o afago, o sorriso e o ‘parabéns pelo trabalho’ são pequenos gestos que quando somados tornam o trajeto, o percurso, tornam a caminhada muito mais valorosa, seja qual for o seu momento de vida ou carreira. Mas lembre-se: simplicidade é diferente de simplista.

Muitos empregadores consideram ser mais complexo e difícil desenvolver uma pessoa em uma determinada competência comportamental do desenvolver sua competência técnica. A competência técnica você ensina, transmite, treina. O que não acontece com a Soft Skills. Nem todos os profissionais irão desenvolver todas as habilidades (Técnicas e Comportamentais) de igual maneira e intensidade, e isso é natural e humano, devido aos diferentes tipos de experiências, pontos de vista, aprendizagem e lugar de fala do indivíduo. Singularidade humana, é isso que nos torna único.

Soft skills são reflexo de um desenvolvimento contínuo e sempre sujeito a aperfeiçoamento. Cada momento ou experiência contribuirá de maneira única para o seu processo de aprendizado e desenvolvimento. A mesma experiência, será absorvida de maneiras distintas. Assim sendo, vale a pena buscar fortalecer e reconhecer as capacidades de acordo com o autoconhecimento e as exigências do mundo corporativo atual. Não obstante, têm-se ainda a capacidade de aplicar estes conhecimentos e habilidades dentro do contexto organizacional a chama Real Skills, que trataremos em uma outra oportunidade.

Até breve.

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