- 🌟 Você já ouviu falar em Hard Skills? 🤔 Essa expressão em inglês se refere às habilidades técnicas que adquirimos por meio de cursos de formação específica, como, treinamentos e workshops. São elas que nos ajudam a executar nossas atividades práticas e responsabilidades corporativas com excelência.
- 📚 As Hard Skills são motivadas em conhecimento técnico, processos e ciência. Elas podem ser demonstradas, replicadas e transmitidas de forma prática e tangível. É como construir um arsenal de habilidades que impulsionam sua carreira e te destacam no mercado.
- 🌟 Quais são as suas Hard Skills? 🚀
A palavra “skills” vem do inglês e significa habilidades. De maneira simplificada o que chamamos de Hard skills são na verdade um conjunto de habilidades técnicas adquiridas por meio de formação específica ou direcionada para uma habilidade humana, através de cursos, treinamentos e workshops. Em outras palavras, hard skills são as competências técnicas que ajudam a garantir a execução de suas atividades práticas e responsabilidades diárias. É portanto, conhecimento adquirido por meio de técnica, processo e/ou ciência.
Enquanto recrutador profissional observo que por muitos anos, esse era o tipo de habilidade recorrente. Isso porque, elas podem ser adquiridas de diferentes maneiras e de fácil acesso. Por exemplo:
- Diplomas;
- Certificados de qualificação;
- Testes práticos;
- Cursos livres;
- Mentorias;
De maneira geral, é possível afirmar que as Hard Skills são, habilidades que foram aprendidas e que podem ser demonstradas, replicadas ou transmitidas de forma prática e/ou tangível. Vamos lá, para ficar mais ilustrativo, segue uma lista com alguns exemplos de hard skills:
- Proficiência em inglês;
- Excel avançado;
- Treinamento em Gestão de pessoas;
- Técnica de Gestão de projetos;
- Edição de imagens;
- Operação de máquinas e sistemas;
- Domínio de Javascript;
- Domínio de CSS.
Para que você possa fixar de maneira mais clara, podemos contextualizar da seguinte maneira:
Competências em informática — referente ao uso de softwares e hardwares, como o domínio do pacote office, proficiência em linguagem de programação para o desenvolvimento, criação ou manutenção;
Habilidades analíticas — Essas habilidades estão relacionadas a coleta, análise, interpretação e apresentação de dados. Processo de transformação de ‘dados’ em ‘informações’ por meio de ferramentas, técnicas ou ciência;
Habilidades de design — relacionada ao domínio de programas de tratamento, desenvolvimento ou criação de arte-visual e suas inúmeras variações. Algumas ferramentas são populares tais como Illustrator e Photoshop por exemplo, bem como habilidades de desenho à mão livre e tipografia, entre outras;
Habilidades de escrita ou copywriter — As habilidades desta área incluem escrita básica, como gramática, pontuação, ortografia, vocabulário e outras competências relacionadas às funções que exijam algum tipo de escrita mais elaborada e específica, como a acadêmica ou jornalística. Contudo, mais do que escrever, estes profissionais utilizam de método e técnicas com a finalidade de influenciar a decisão de compra e/ou experiência do cliente, direcionando/balizando o relacionamento e interação com a marca;
Habilidades em marketing e suas diversas variações — O desenvolvimento do digital e seus inúmeros canais, possibilitou, consequentemente o surgimento de incontáveis variações e segmentos de mercado, dentro desta, que sempre foi, uma área bastante abrangente. Esta habilidade inclui o conhecimento geral em vendas, publicidade, relacionamento, branding e pesquisa de comportamento de consumidores e suas balizas de compra, bem como as habilidades digitais exigidas atualmente, como o uso de mídias sociais e a criação de conteúdo para web. Habilidades específicas ou abrangentes;
Habilidades linguísticas — nível de proficiência em línguas estrangeiras e por que não, o uso de sua linguagem nativa. Saber se comunicar com clareza tem se apresentado como um grande diferencial competitivo profissional independente do nível hierárquico pretendido ou ocupado;
Habilidades Técnicas Específicas ou Verticais — Estas habilidades incluem conhecimento e experiência especializados. Trata-se de segmentos de mercado que demandam conhecimentos específicos e que por si só, transformam-se em barreiras naturais para novos entrantes. Certamente, estas habilidades relacionam-se ao uso de softwares ou equipamentos específicos, atividades ou tarefas, contextos ou ambientes que demandam por aperfeiçoamento ou preparo constante e são bases ferramentais aplicáveis. Grandes profissionais acumulam, aperfeiçoam e desenvolvem este ferramental construindo o que chamamos de ‘Bagagem Profissional’.
Acima de tudo, é importante frisar, esta ‘Bagagem Profissional’ se desenvolve e expande a medida que o profissional vivencia experiências ao longo de sua jornada, para que você tenha uma compreensão clara do quanto a obtenção das hard skills precisa vir aliada com um desenvolvimento e autoconhecimento das suas soft skills, fortalecendo e aprimorando a sua atuação, listamos as dez principais Hard Skills demandadas pelo mercado atualmente, veja:
1. Computação em nuvem
Impulsionada pela Pandemia, várias ferramentas tecnológicas passaram a fazer parte de nosso dia a dia de maneira muito mais consistente. A computação em nuvem foi uma das tecnologias que se desenvolveu rapidamente nos últimos anos e vários recursos tecnológicos têm seguido esta tendência e impulsionando seu crescimento.
Essa tecnologia permite o compartilhamento de arquivos, programas e serviços por meio da internet. A computação em nuvem já pode ser encontrada no currículo de diferentes cursos que possuem relação com a tecnologia da informação. A necessidade de tornar negócios competitivos reduzindo os custos operacionais é sem dúvida um dos principais motivos de sua ascensão.
2. UX (Experiência do Usuário)
A UX é a experiência do usuário com o produto e toda sua interação com ele, desde o momento em que o consumidor tem contato com uma propaganda até a efetivação da compra. Por isso diversas áreas do conhecimento têm interagido e se desenvolvimento de maneira vertiginosa. Ao colocar o cliente no centro, a marca passa a pensar de maneira constante na experiência do cliente durante o seu relacionamento. Reduzir atritos e proporcionar uma relação otimizada e assertiva são os principais pontos focais deste profissional.
Quando pensamos em Experiência do cliente, existem duas subdivisões principais:
Designer: envolve a criação de sites, aplicativos, visual, sensorial etc. Aquilo que os olhos do cliente vêm e, portanto, um dos primeiros contatos em sua jornada de compra ou decisão de compra;
Writer: utiliza a criação de conteúdos para facilitar a utilização dessas ferramentas e guiar o cliente ao longo de sua trilha.
3. Raciocínio Analítico
Dados. É possível gerar dados em praticamente todas as interações do cliente ou usuário de sua marca/serviço/produto. Profissionais com habilidades analíticas, capazes de interagir com estes dados transformando-os em informações capazes de balizar uma tomada de decisão são, sem dúvidas, perfis muito desejados no mercado de trabalho. Todo profissional precisa pensar em desenvolver a sua capacidade analítica. Esta habilidade é um ótimo método de preparação para realizar análise de dados e buscar soluções efetivas dentro do contexto corporativo.
É importante frisar: trabalhar apenas com ‘dados’ não lhe trará vantagens competitivas em nenhum cenário. É preciso entender de negócio, do negócio e de como a transformação dos dados em informações poderá ajudar
Com essa competência, o profissional se apresenta apto explicar as coisas de forma mais clara e organizada, a capacidade de estruturar e sistematizar o conhecimento dividindo-os em partes mais simples promove um entendimento completo do contexto.
4. Blockchain
O Blockchain é um tipo de tecnologia que possibilita fazer o rastreamento do envio e recebimento de negociações por bitcoin e outras criptomoedas. Além disso, a ferramenta proporciona mais segurança para esse tipo de transação. Segurança de ativos, sempre estará em voga seja qual for a roda de conversa. Esta tecnologia vem se consolidando e expandindo o seu alcance, tendo como principal atrativo e segurança proporcionada a dados sensíveis e transações críticas. Profissionais com este conhecimento são muito demandados no mercado e podem se destacar de maneira muito positiva em cenários tecnológicos.
5. Inteligência artificial
A inteligência artificial tem ganhado muito espaço no mercado de trabalho, pois os sistemas inteligentes facilitam a gestão das empresas, agilizam a tomada de decisão e otimizam a experiência do cliente durante sua jornada de interação com a marca ou empresa.
Se tornou extremamente necessário poder contar com profissionais que saibam usar e desenvolver esses sistemas. Esta tecnologia tem expandido o seu alcance e se desenvolvido rapidamente. Agilidade, este é o cerne desta discussão. Vivemos em um mundo cada vez mais ágil e precisamos desenvolver métodos e maneiras de lidar com esta transformação encarando os desafios de frente.
6. Análise de negócio
Trata-se da capacidade analítica e de tomar decisões, de entender o contexto e alcançar de maneira ótima pontos sensíveis ao empreendimento. Essa competência pode ser desenvolvida por meio de cursos relacionados ao mundo dos negócios e da utilização de softwares que analisam informações e dados.
É importante que o profissional entenda de negócios e do negócio. Esta habilidade evidencia a necessidade de olhar de maneira minuciosa os inputs, compreender o processamento e transformação intraorganizacional, sustentar de maneira efetiva a entrega de valor da companhia e garantir os outputs adequados em todos os âmbitos relacionais, seja com o cliente externo, parceiros ou clientes externos.
7. Melhoria de performance
Mais do que captar dados, transformá-los em informações capazes de balizar a tomada de decisão e otimizar a aplicação de recursos estratégicos a companhia, a habilidade de aprimorar os processos empresariais, com o objetivo de alcançar resultados positivos torna o perfil profissional atraente e competitivo no mercado.
Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem de maneira efetiva, auxiliar empresas e negócios a otimizar processos e atividades para garantir a eficiência em suas entregas. Pessoas, Tecnologia e Processos, este tripé deve funcionar adequadamente e a melhoria de performance da companhia, passa obrigatoriamente por estes pilares de sustentação do negócio.
Para desenvolver esta competência, o profissional precisa buscar por metodologias de gestão que combinam tecnologia com uma mentalidade ágil e dinâmica. O mercado foi inundado com estes métodos. Os agilistas de plantão, criaram, desenvolveram e adaptaram inúmeros métodos e processos. Cabe ao profissional, entender qual deles lhe proporcionará melhores resultados dentro do seu contexto.
8. Vendas
O conhecimento ou habilidade comercial/vendas pode trazer diversas vantagens para a empresa ou departamento. Por isso, essa também é uma competência muito buscada. Além disso, é necessário saber utilizar ferramentas como o CRM e funil de vendas, entre outras diversas possibilidades.
Vender não é somente ‘tirar pedido’ repetidas vezes. A era dos ‘tiradores de pedido’ acabou. Pode parecer sensacionalismo, mas trata-se de um fato, este perfil de vendedores não existe mais. Vender, se tornou um relacionamento com o cliente, que vai desde a identificação do seu nicho de mercado, a experiência do cliente com a marca ou produto, atendimento da necessidade, identificação da satisfação, estratégia de recompra, fidelização, crescimento e ampliação de portfólio até a sucessão de compra.
Mais do que simplesmente vender, grandes profissionais criam uma jornada conectando diversas trilhar ao longo do caminho.
9. Computação científica
A computação científica, ciência da computação ou engenharia de software é o campo de estudo dedicado à criação de modelos matemáticos e técnicas de soluções com números através de computadores com o objetivo de analisar e solucionar problemas científicos complexos e de difícil solução. Mais do que reagir é preciso compreender os resultados alcançados. Por isso, é necessário o uso de tecnologia aliada a ciência para compreender o porquê, como, quando, onde e quanto custou cada uma das interações e resultados experienciais.
Esta habilidade pontual, pode ser utilizada para entender desastres naturais e prever eventos futuros, identificar pontos de atritos dos clientes em seu funil de vendas, compreender decisões de compras, tendências e predileções dos clientes, influenciar decisões, direcionar decisores e proporcionar o primeiro contato de um lead com o intuito de convertê-lo em cliente. Além disso, a computação científica pode ajudar a criar tecnologias e modernizar as empresas, os negócios e a maneira com a qual o cliente se conecta com a companhia e seus produtos/serviços.
10. Gestão híbrida de projetos
A metodologia híbrida une métodos e ferramentas com aspectos positivos da gestão tradicional para alcançar resultados positivos e sustentáveis durante todo o processo que compõe um projeto. Gerir um projeto significa estar junto, perto, presente e acompanhar de maneira consistente cada uma das etapas ou atividades envolvidas nesta jornada. Hoje, presencial, semipresencial ou até remota. Profissionais que se adaptaram bem a esta nova realidade são cada vez mais desejados pelo mercado.
A boa notícia, a você profissional, é que é possível desenvolver tanto as hard skills quanto as soft skills ao longo de sua carreira. Mais importante que entender é manter-se atualizado e preparado para as demandas do mercado de trabalho. Acima de tudo, tenha a certeza que terás que buscar constantemente novas habilidades técnicas e aprimorar as habilidades comportamentais. O mercado está cada dia mais dinâmico, incerto, volátil e ágil. Por isso, você precisa estar atento as novas demandas, interagindo com sensibilidade ao contexto de negócios, hoje não mais, tão somente regional, mas sim global.
Portanto, esteja atento e entenda que o crescimento profissional precisa ser um processo e gerenciado como um projeto. Tenha objetivos claros, metas definidas e etapas estruturadas durante toda a jornada. A vida é um eterno aprendizado. Pensar assim pode mudar a sua vida. Existem diversas opções para adquirir conhecimento, e é importante encontrar aquela que melhor se adapte às suas necessidades e disponibilidade. Alguns exemplos incluem cursos presenciais, online e workshops. Veja a seguir algumas sugestões:
Aprenda novos idiomas;
Domine o máximo de softwares possíveis em sua área de atuação;
Se mantenha atualizado com as novas estratégias do mercado;
Invista em especialização na área em que atua; e,
Participe de eventos relacionados à sua área.
Para resumir, fique atento, ao buscar por aprendizado e iniciar o desenvolvimento de suas habilidades, é recomendável não se limitar apenas à área de atuação. Isso porque, ao adquirir conhecimentos em diferentes áreas, você pode se tornar um profissional mais completo e capaz de trazer soluções criativas e inovadoras para os desafios do dia a dia. Faça network, fomente por novos contatos, interaja com o mercado a seu redor, esteja atento, conectado e seja interativo. As oportunidades de novos negócios aparecem apenas para quem tem a sensibilidade e feeling do seu negócio ativo e operante.
Desta forma, startups e empresas têm valorizado cada vez mais profissionais com conhecimentos multidisciplinares que possam gerar e agregar valor ao trabalho da organização. Portanto, amplie seus horizontes e busque aprender sobre temas diversos. Seja um inconformado.
Busque sempre informação
Um erro muito comum dos estudantes é finalizar uma faculdade e parar de estudar. Não siga esse caminho! Afinal, o mercado está sempre inovando e exige que você esteja em uma busca constante por novas informações. Mantenha o hábito de estudar de forma consistente e constante. Busque as tendências da sua área de atuação. Isso irá garantir que você esteja sempre um passo à frente no mercado.
Para continuar a leitura sobre as competências mais buscadas pelo mercado, conheça agora um pouco mais das soft skills. Nós preparamos um material exclusivo para você.
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